quarta-feira, 19 de outubro de 2011

ISSO É...

Qual a postura de um jornalista na internet? Ou melhor, qual deve ser a postura de um apresentador para com um ouvinte ou telespectador em uma rede social? Vários profissionais da imprensa esportiva possuem uma conta em alguma rede social. Aqui em Santa Catarina, mais precisamente em Florianópolis, não é diferente. Jornalistas respeitados e conceituados trocam informações e opiniões, adversas ou não as suas, com toda a educação para com seus seguidores. É o caso dos profissionais que serão citados na sequencia: Edmilson Ortiz (RBS TV), Suyanne Quevedo (RBS TV), Sergio Murilo (TVBV), Bruno César (BAND FM 96,1), Janiter Decordes (CBN DIÁRIO), Fábio Machado (TVN/REGIONAL FM), Rafael Araldi (REGIONAL FM), Diego Albino (INfoesporte), Daniel Calmon (INfoesporte), Filipe Calmon (INfoesporte), João Ricardo (INfoesprte).
Para trabalhar com o jornalismo, penso que no mínimo, a pessoa, já formada ou não nesta profissão, precisa saber que, respeitar a opinião dos outros passa a ser a principal ferramenta para quem sabe um dia, este profissional possa conquistar o respeito das pessoas na rede social e principalmente na sociedade, e que possa ter um futuro brilhante pela frente. Já que o jornalista, no caso o apresentador, passa a ser uma pessoa pública.
Já imaginaram o conceituado Willian Bonner da Rede Globo ofendendo um telespectador via facebook? Exagerei no exemplo? Penso que não, o apresentador é formador de opinião e pessoa pública, precisa dar o exemplo, precisa ser educado e manter a postura de “apresentador”. Mesmo quando algo colocado a ele, tenha sido interpretado erroneamente, na minha opinião, ele precisa ser humilde, e no máximo discordar do seu “seguidor” com toda aquela educação exemplar. O certo é que para ser um brilhante jornalista e consequentemente um bom apresentador a pessoa precisa ter competência, e não apenas ser um jornalista com influências familiares.
Falta de humildade é doença!

15 Comentários:

Daniel Calmon disse...

Olá Israel,
Muito interessante e válida a sua reflexão. Entendo ser por aí o caminho. No nosso ramo, alguns torcedores - muitas vezes - exageram nas "trocas de ideias", mas é dever do profissional manter a linha e respeitar sempre. Sempre procurei agir assim, pois penso ser nada mais do que minha obrigação.
Abraço e estou sempre à disposição.

André Santos Schwendem disse...

Este mesmo apresentador, quando possuia um blog, fez uma enquete imbecil, na enquete: "Qual o melhor goleiro de Florianópolis" As opções, WILSON e EDUARDO MARTINI. Depois desta enquete, o apresentador aventureiro, fechou o blog. Não aguentou a pressão. É muito fraco.

Flávio Rigotho disse...

Infelizmente isso acontece, e já estamos em 2011. No último trecho do seu post, conclui quem foi esta pessoa, aquele da TVBV que se acha o Tiago Leifert de Santa Catarina. Coitado!

Anônimo disse...

filhinho de papai, minha terra minha gente, era muito pra ele.

Murilo - Campinas/SJ

Tiago disse...

Este é o maior problema em dar audiência para programas amadores como este. Cópia do GE. O povo dá a audiência, assim os fracos deixam momentaneamente subir a cabeça. Isso é fase, logo acaba.

Tiago disse...

Rixa. Entendeu blogueiro? Preciso dizer algo a mais?

Eduardo Alvinegro disse...

Educação vem de berço, lamentável.

Luiz Salvador disse...

Não é só no jornalismo,em todas as áreas sempre tem um destes. Vamos para próxima...

Evandro Batista disse...

Doente deve ser ele. Eu vi os twittis, disse usar o twitter dele sem a emissora "pautar". Olha, mas você não falou dele nem do programa e sim do jogador que foi até lá e não jogou mais nada depois. Dorzinha de cotovelo deste moço...

Mario Cesar Machado Junior disse...

Caraca !!! Vi o inicio da discussão mas não sabia que tinha tomado tamanha proporção.
Já tive um atrito no twitter com a mesma figura e preferi não levar adiante a sua falta de respeito com a opinião alheia. Na ocasião achei que era nervosismo momentâneo, mas agora to percebendo a babaquice do indivíduo.
Simplesmente lamentável.

Henrique Silva disse...

O Bosssssssssssss TA deste tal jornalista, que se diz catarinense, é Fluminense, e arrota para todos ouvirem. Fraco deveria ter sido comigo ai queria ver, no estadio passa de cabeça baixa Gustavo "Bossal"

Fabricio FIGUEIRA disse...

Para ser um bom jornalista tem que parar de perseguir pessoas que possam contradizer as suas opiniões, ouviu GU?

Flavio disse...

O marombeiro se desequilibrou.

Tiago disse...

Já comentei aqui, é rixa para com outra chapa. Entendeu blogueiro Córdova?

Elio Silva disse...

BOSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSTA DO BOSSSSSSSSSSSSSSSSSLE!!!

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO